Traumas, ansiedade e crises de pânico são alguns dos fatores que andam lado a lado com estas pessoas que preferem viver em um mundo virtual
Cartão de Visita Rocca

Psicóloga Lizandra Arita afirma que o autoconhecimento é o melhor remédio para amenizar a timidez.

As novas ferramentas de comunicação estão fazendo com que pensamentos e ideias sejam expandidos de uma maneira rápida e dinâmica. Pessoalmente, comentários, críticas e rejeições são dificilmente encaradas, levando indivíduos à extrema timidez.

Segundo a psicóloga Lizandra Arita, como as plataformas digitais possibilitam um “escape imediato” com apenas um clique, as pessoas abusam da personalidade nas redes fazendo com que seja mais fácil se comunicar, desabafar ou se expressar. “As pessoas se encontram paralisadas em seus medos e, quando isso se torna algo tão grande dentro da mente, há um impedimento de saírem para o mundo. Por isso, a internet é o principal refúgio daqueles que têm bloqueios por conta da timidez”, completou a terapeuta.

Traumas, ansiedade e crises de pânico são alguns dos fatores que andam lado a lado com estas pessoas que preferem viver em um mundo virtual, já que normalmente não conseguem lidar com as pressões sociais, como por exemplo, falar em público.

O autoconhecimento é a principal maneira de enxergar as respostas para que o indivíduo fortaleça a sua coragem que existe dentro de si. “Entender e perceber o que está bloqueando a capacidade de desenvolver uma convivência social saudável fora das redes sociais é o principal começo para deixar a timidez de lado. Chegar à raiz do problema é um grande passo para que algo seja mudado.”, concluiu Lizandra.

Lizandra Arita, psicóloga especialista em clínica e institucional

Especializada em Programação Neurolinguística, Hipnose e Auto-Hipnose, Rebirthing (método de respiração consciente), Psicodinâmicas e Gerenciamento de Emoções e Conflitos.  Atua, em tratamentos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, fobias, pânico e Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC). Graduada pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, a psicoterapeuta Lizandra Arita tem experiência em Psicologia Clínica e Institucional pelo Hospital Vera Cruz.

Oque você acha disso?